Pontos Fracos
Baixo percentual de programas com conceito 5, 6 e 7
Justificativa
Dos 418 Programas com notas 6 e 7 no Brasil, 316 estão localizados na região sudeste do Brasil, mas nenhum no estado do Espírito Santo). A UFES é uma das 21 Instituições de Ensino Superior brasileiras que possui mais de 50 Programas de Pós-Graduação (PPGs). Atualmente, a UFES possui 60 PPGs, destes 5 são em associação com outras instituições. O número atual de PPGs é fruto da expansão e consolidação da pós-graduação nos últimos anos. Em 2012, a UFES iniciou um programa de melhoria da Pós-Graduação chamado PROPOS, que tem como objetivo a melhoria gradual do conceito CAPES dos PPGs. A ideia central do programa é o planejamento estratégico de cada PPG, delineando projetos, ações acadêmicas e de financiamento com base nos critérios das áreas de avaliação da CAPES e nos apontamentos descritos nas fichas de avaliação da DAV-CAPES. Como resultado das ações estratégicas, houve uma significativa melhoria de qualidade dos PPGs da instituição. Na última avaliação, em 2017, a UFES já apresentou 13 PPGs com conceito CAPES igual a 5 (além destes 5 a UFES possui mais 2 cursos em associação com outras instituições, que possuem conceito 5). Além do crescimento dos Programas nota 5, 08 PPGs passaram de conceito 3 para conceito 4. Desta forma, os programas com conceito 4 e 5 já representam a maioria dos programas da instituição (58%), indicando a consolidação da pesquisa e pós-graduação na instituição. Apesar do significativo aumento de qualidade dos programas de pósgraduação da instituição, atestada pelo conceito CAPES. A UFES possui apenas 24% de seus PPGs com conceito 5 e ainda não possui PPGs com conceito 6 e 7. Desta forma, a UFES definiu, em seu Planejamento Estratégico Institucional 2015-2019, a meta de ter cursos conceito 6 na próxima avaliação, traçando ações estratégicas, políticas e projetos específicos para garantir a excelência destes PPGs. Esta proposta para o edital PrInt faz parte destas ações, priorizando PPGs e linhas de pesquisa de programas com conceito 5 que estejam comprometidos com a obtenção do conceito 6 e que tenham clara vocação para a internacionalização.
Nível médio de internacionalização
Justificativa
Apesar dos números de publicações com coautoria estrangeira, número de publicações em revistas JCR e ainda número de convênios e acordos com países estrangeiros razoavelmente bons e comparáveis com outras instituições no Agrupamento 2, do relatório “A internacionalização na Universidade Brasileira: resultados do questionário”,é necessário melhorar o percentual do corpo técnico com fluência em outros idiomas, percentual de aulas ministradas em outro idioma, número de alunos da pós-graduação participando de disciplinas lecionadas em línguas estrangeiras, percentual de co-tutelas e o percentual de alunos estrangeiros matriculados na pós-graduação. Neste contexto, um dos objetivos previstos nesta proposta é ampliar tais números e incrementar as atividades relacionadas à mobilidade ativa.