Estudos comparados em políticas públicas e desenvolvimento

Projeto de Cooperação Internacional

ESTUDOS COMPARADOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO

Início do Projeto: 01/08/2018

Término do Projeto: 31/07/2022

Descrição do Projeto
A França tem uma longa tradição na constituição e desenvolvimento de políticas públicas, referência no chamado État Providence. A crise que se manifestou nos anos 1970, produziu mudanças amplas e graduais no sistema desde aquela época. Ao mesmo tempo, essas políticas continuam sendo objeto de estudos aprofundados cujos resultados, polêmicas e desafios são bastante disseminados e conhecidos, sem que isso exclua a necessária continuidade do seu estudo. O caso da China é pouco conhecido entre nós. Um país extremamente pobre em 1950, com um produto por habitante entre os menores do mundo, chegou ao nível dos países de renda média. Mais ainda, tornou-se a economia com o maior PIB do mundo, em paridade de poder de compra em dólares, segundo dados do Banco Mundial. As consequências sociais positivas [aumento a expectativa de vida 43,8 anos em 1960, para 76,1 anos, em 2015] são consideradas por alguns autores como maiores do que suas conquistas econômicas. Nas “[...] últimas três décadas, [ ...] a China retirou da pobreza o equivalente a quase o dobro da população dos Estados Unidos, 40% a mais pessoas do que toda a população da União Europeia e mais do que toda a população de todo o continente latino-americano.” (ROSS, 2016, p. 105). Nações em diferentes estágios de desenvolvimento oferecem aos seus cidadãos políticas públicas que se diferenciam pelas suas distintas formas de organização, amplitude de cobertura, graus e formas de financiamento e resultados obtidos. Este projeto tem como objetivo a realização de estudos comparativos sobre as áreas de saúde, educação e proteção social em parceria com pesquisadores do Centre d´Économie de l´Université Paris Nord – CEPN e do Institut de Recherches Économiques et Sociales – IRES (Paris – França); da Southwest University (Chongquing – China) e Lingnan University (Hong Kong – China).