Políticas

Política de escolha de parceiros estrangeiros, considerando que ao menos 70% dos recursos devem ser destinados às parcerias com instituições de países com os quais a Capes mantém cooperação efetiva (listados no Anexo I do edital), cujas colaborações tenham mostrado resultados mais relevantes em term os quantitativos e qualitativos

A política de escolha de parceiros estrangeiros orienta e regula os relacionamentos entre os PPGs da UFES e os internacionais. É proveniente dos objetivos estratégicos da Política de Internacionalização Institucional, ou seja, trata-se da delimitação de questões estratégicas e táticas. As diretrizes básicas para política de escolha dos parceiros internacionais pelos PPGs são: 1. Realização de pesquisas conjuntas para respostas de perguntas de tese comuns; 2. Proposição de metas estratégicas comuns; 3. Divisão de ônus para realização de pesquisas, compartilhando o desenvolvimento e os conhecimentos adquiridos; 4. Partilha/redução de riscos e custos para explorar inovações; 5. Captação conjunta e compartilhamento de recursos para pesquisas; 6. Oferecimento de cursos, disciplinas e infraestrutura de laboratórios diversificados. O foco desta proposta se dá sobre parcerias já existentes, usando-as como base para prospecção de novos parceiros por meio de projetos com parceiros já existentes ou por oportunidades relacionadas. Visando apoiar os PPGs com nota 5 que buscam a nota 6, elaborou-se um questionário específico para coletar dados com base nas diretrizes acima, contendo perguntas divididas em quatro seções: a. Identificação do programa; b. Concepção e justificativas para a internacionalização; c. Estratégias, iniciativas e parceiros para a internacionalização; d. Fatores que facilitam a implementação de estratégias e ações de internacionalização. As perguntas foram em sua maioria estruturadas, mas havia campo de texto opcional onde os coordenadores poderiam adicionar informações e comentários que julgassem relevantes. Os resultados trouxeram evidências quanto à importância dos parceiros estrangeiros e dos relacionamentos para a expansão em redes de cooperação internacional e gerenciamento de relacionamentos de confiança e comprometimento mútuo, com atenção à transparência nessas relações. Para as parcerias selecionadas, os fatores determinantes foram interesse comum no tema de pesquisa, excelência, interesse em mobilidade (estudantes e docentes), uso ou compartilhamento de infraestrutura de pesquisa de ponta, financiamento internacional e experiência prévia de colaboração. 

Política de seleção interna de ações específicas e beneficiários, dentro das linhas de financiamento do Programa Capes-PrInt. No caso de seleção de projetos de cooperação com instituições estrangeiras, o proponente deverá enviar plano de aplicação de recursos, plano de atividades, financiamento recíproco, mobilidade acadêmica, produção técnico - científica conjunta, contrapartidas das instituições parceiras, entre outras. 

Conforme citado anteriormente, a UFES identificou “Urban Environment for Today and Tomorrow” como seu grande desafio de pesquisa ligado à internacionalização, sendo composto por 03 sub-temas unificadores (Tecnologia, Saúde e Questão Social). Com base nas normas do edital, foi selecionado um Grupo Gestor do Projeto Institucional de Internacionalização formado por professores estrangeiros e da instituição nas áreas afetas aos temas prioritários selecionados. O Comitê é composto por 11 membros, sendo o Coordenador (Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação), Secretária de Relações Internacionais e 3 professores para cada tema prioritário selecionado (2 professores da instituição e 1 professor estrangeiro em áreas afetas a cada um temas). Cada tema possui um sub-comitê gestor que propõe as ações específicas e define as normas de seleção dos beneficiários, com base nas diretrizes básicas definidas pelo Comitê Gestor. O coordenador sub-comitê gestor de cada tema é um dos membros do Comitê Gestor geral do projeto da UFES. Na proposta da UFES, são 3 PPGs participantes de cada tema, havendo então 3 representantes em cada sub-comitê gestor, sendo um para cada PPG. As ações específicas já foram razoavelmente delineadas na elaboração da proposta, porém ainda são necessárias definições particulares quanto aos beneficiários dos apoios ou projetos de pesquisa específicos dentre das linhas e grandes projetos de cada tema. Desta forma, o Grupo Gestor estabeleceu como diretrizes básicas para seleção que: 1. As ações devem privilegiar projetos transversais que beneficiem mais de um PPG, com o foco no fortalecimento geral do tema de pesquisa e sua internacionalização, e não apenas de uma área de um dos PPGs envolvidos; 2. Cada sub-comitê gestor de tema deverá propor critérios de seleção para os editais internos de seleção de beneficiários. Estes critérios deverão ser avaliados pelo Comitê Gestor geral do projeto da UFES. 3. Critérios de seleção deverão ser baseados em excelência acadêmica e aderência da atuação do beneficiário ao planejamento estratégico do PPG e ao Projeto Institucional da UFES e o impacto na internacionalização da Instituição. 4. Todos os estudantes e docentes atuantes nas linhas de pesquisa/projetos relacionados ao tema proposto poderão se candidatar às bolsas e auxílios disponibilizados. Caberá ao Comitê Gestor geral do projeto da UFES a aprovação da lista ações específicas e beneficiários, dentro das linhas de financiamento do Programa Capes-PrInt.

Política de contratação de professores com reconhecido desempenho científico em nível internacional

Política de contratação de professores com reconhecido desempenho científico em nível internacional está baseada na oferta de vagas de professores visitantes, que prioriza a contratação de professores estrangeiros. Os programas de Pós-Graduação da UFES submetem anualmente propostas para recepção de professores visitantes com base em seus planos estratégicos de melhoria dos cursos. Com base nas solicitações, a Câmara de Pós-Graduação elabora anualmente a lista de alocação de vagas para professores visitantes na instituição. São 12 vagas, atualmente, com prazo de permanência de até 4 anos para pesquisadores visitantes estrangeiros ou até sua absorção definitiva. No caso de professores com reconhecido desempenho científico em nível internacional, é recomendado aos PPGs que as áreas de atuação dos professores visitantes sejam consideradas para alocação de novas vagas (ou vagas surgidas) definitivas, de maneira a viabilizar a absorção definitiva do docente. Por se tratar de um concurso público sujeito às normas e legislações vigentes, os critérios de contratação da instituição são totalmente acadêmicos, não havendo nenhuma distinção entre candidatos nacionais e internacionais. Entretanto, um perfil de produção científica internacional com produções nos extratos superiores do Qualis é significativamente melhor pontuado. Candidatos com reconhecido desempenho científico possuem vantagem substancial na planilha de pontuação do processo seletivo. Adicionalmente, um dos itens de pontuação no processo seletivo é o plano de trabalho do docente, onde atividades de internacionalização são um fator desejável. Além destas ações, faz parte da política institucional a divulgação dos editais de contratação de professores permanentes em outros países, por meio associações científicas ou sítios de divulgação científica como LinkedIn e ResearchGate.

Política de aumento da proficiência em línguas estrangeiras dos discentes, docentes de pósgraduação e corpo técnico da Instituição que tenha relação direta com o Projeto Institucional de Internacionalização proposto

A Política Institucional de Internacionalização define como Objetivo Estratégico a proficiência em línguas à comunidade acadêmica, com a estratégia de expandir a oferta de cursos de idiomas para a comunidade UFES, resultando em maior envolvimento da comunidade acadêmica no processo de internacionalização. As ações neste tema são: 1. Oferecer cursos de línguas estrangeiras para capacitar a comunidade acadêmica para a interação em outras línguas 2. Oferecer cursos de línguas para fins acadêmicos para a comunidade acadêmica 3. Oferecer atendimento ao público estrangeiro em outros idiomas, bem como propiciar vivências em cursos e atividades de/em português ou de Português como Língua Estrangeira 4. Continuar participando como Núcleo de Línguas do programa Idiomas Sem Fronteiras 5. Atuar em colaboração ao Núcleo de Línguas da UFES 6. Apoiar a implementação da Política Linguística para Internacionalização Notadamente, este é um dos aspectos que mais tem avançado nos últimos anos com a aprovação da Política Linguística para Internacionalização pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, a atuação do Núcleo de Línguas da UFES e da Coordenação de Línguas da SRI. O Núcleo de Línguas oferece cursos de idiomas estrangeiros (alemão, inglês, francês, italiano, espanhol e português para estrangeiros) para 5103 estudantes matriculados, para comunidade externa e interna. A Coordenação de Línguas faz ações diretamente voltadas para o incremento da proficiência em línguas para a internacionalização da comunidade, destacando-se o Programa Idiomas sem Fronteiras, que conta com 7 professores e oferece cursos de idiomas para redação científica e preparação para aulas, provas de proficiência e nivelamento. Em 2017, foram 720 testes TOEFL aplicados e 1750 estudantes atendidos em cursos de compreensão e produção oral e escrita em inglês, francês, italiano e espanhol. Em 2017, todas as páginas dos PPGs passaram a possuir versões em inglês, automaticamente alimentadas pelo sistema acadêmico da pósgraduação,
ou seja, as páginas são alimentadas em tempo real desde a oferta de disciplinas à publicação de teses e dissertações. A UFES vem participando de programas da Comissão Fullbright e da recepção de 2 teacher assistants. Em 2017, buscando ampliar a oferta em outros idiomas, a UFES teve um projeto da embaixada da França e recebeu uma leitora de francês. Esses instrutores nativos desenvolveram diferentes atividades, entre elas, oficinas específicas e material didático. 

Política de reconhecimento de créditos e das atividades acadêmicas e científicas realizados por docentes e discentes no exterior

Todos os PPGs da UFES adotam políticas de reconhecimento de créditos com base nas atividades acadêmicas e científicas realizadas por docentes e discentes previstas nos acordos de cooperação. Há um consenso nos PPGs que este é um dos principais mecanismos de internacionalização do currículo, que é estabelecido como um dos objetivos estratégicos da instituição em seu Plano institucional de Internacionalização. O objetivo estratégico da internacionalização do currículo vai além do reconhecimento de créditos apenas de disciplinas e/ou cursos, pois estimula-se a possibilidade de reconhecimento de uma ênfase completa, a cotutela e a dupla diplomação. Isso visa estreitar as colaborações de pesquisa já existentes e a promoção de novas com os mesmos parceiros. Em 2011, a UFES teve aprovado seu primeiro acordo de duplo diploma na graduação e desde então, outros sete já foram firmados. Esses oito acordos estão concentrados nos cursos de engenharias no campus de Goiabeiras, em Vitória, e todos com a França. Em 2011, a UFES teve aprovado seu primeiro acordo de duplo diploma na pós-graduação e desde então, outros cinco já foram firmados. Atualmente, diversos programas de PG da instituição estão empenhados no desenvolvimento de acordos de duplo diploma ou cotutela.

Política de acolhimento e acompanhamento de docentes, pesquisadores e discentes estrangeiros

A Política Institucional de Internacionalização definiu como um de seus objetivos estratégicos o adequado acolhimento e acompanhamento de docentes, pesquisadores e discentes estrangeiros. As estratégias neste tópico são voltadas às ações de acolhimento acadêmico e aclimatação ao cotidiano, contando com uma perspectiva cultural, de maneira a incluir os estrangeiros no dia a dia da universidade, permitindo uma internacionalização dos conhecimentos acadêmicos e dos conceitos de vivência e cultura. Nesse conceito, a Política Institucional de Internacionalização prevê as seguintes ações: 1. Atualizar e divulgar o Manual do Pesquisador e Estudante internacional no portal institucional e da Secretaria de Relações Internacionais; 2. Apoiar linguisticamente os estrangeiros por meio de cursos e ações de Português como Língua Estrangeira (PLE) antes da chegada e durante sua estadia na UFES; 3. Difundir no exterior e no portal institucional o programa de apoio e integração dos estrangeiros “Anjos na UFES”; 4. Divulgar programas de auxílios para instalação e suporte ao estudantes estrangeiros; 5. Criar mecanismos de apoio a ações que permitam à UFES a aplicação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras) em suas dependências e com sua chancela; 6. Desenvolver um banco de dados com informações da atuação de docentes/pesquisadores e discentes estrangeiros que estiveram na UFES para registro e socialização de atividades de internacionalização desenvolvidas; 7. Promover atividades diplomáticas e cívicas; 8. Divulgar pesquisas científicas e redes de colaboração que envolvam os países homenageados; 9. Divulgar a culinária internacional nas refeições do restaurante universitário; 10. Difundir a cultura internacional por meio de música, peças teatrais, dança, literatura e arte. 

Política de apropriação do conhecimento e experiência adquiridos no exterior pelos beneficiários das ações do Projeto Institucional de Internacionalização

A política de apropriação pela Instituição do conhecimento e experiência adquiridos no exterior está centrada na difusão do conhecimento adquirido. Neste contexto, são realizadas ações de preparação do indivíduo antes de sua saída para conscientizá-lo sobre a necessidade de apropriação do conhecimento pela Instituição mesmo antes de sua partida. Após o retorno, o Política Institucional de Internacionalização prevê 2 ações principais: 1. Promover seminários com docentes/discentes da UFES e estrangeiros sobre experiências e resultados acadêmicos de pesquisas realizadas em parceria; 2. Compromisso do docente apoiado pelos programas institucionais de internacionalização em oferecer seminários e/ou cursos em língua estrangeira, ao retornar; Além das ações ligadas à difusão do conhecimento em seminários e cursos, a UFES considera importante a existência de financiamento para garantir a apropriação do conhecimento. Muitas vezes, uma nova técnica, procedimento ou tecnologia precisa de baixo investimento para ser rotineiramente utilizada/apropriada pela instituição. Na UFES, parte das atividades de pesquisa é custeada por uma verba institucional oriunda da captação de projetos de pesquisa e inovação com empresas e entidades governamentais (3% do montante total). A PRPPG encaminhou ao Conselho Universitário (Conselho Superior que atua sobre as finanças e normas administrativas da instituição) um projeto para utilizar tais recursos em atividades estratégicas, como o apoio a esta etapa da internacionalização. Em breve, esse será mais um instrumento de apoio, além das fontes tradicionais financiamento externas.

Política de gerenciamento e operacionalização do Projeto Institucional de Internacionalização

Conforme citado anteriormente, foi selecionado um Grupo Gestor do Projeto Institucional de Internacionalização formado por professores estrangeiros e da instituição das áreas da instituição nas áreas afetas aos temas prioritários selecionados. O Comitê composto por 11 membros, sendo o Coordenador (Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação), Secretário de Relações Internacionais e 3 professores para cada tema prioritário selecionado (2 professores da instituição e 1 professor estrangeiro em áreas afetadas a cada um dos temas). Cada tema possui um sub-comitê gestor que propõe as ações específicas e define as normas de seleção dos beneficiários, com base nas diretrizes básicas definidas pelos Comitê Gestor. O coordenador do sub-comitê gestor de cada tema é um dos membros do Comitê Gestor geral do projeto. Na proposta da UFES, são 3 PPGs participantes de cada tema, havendo então 3 representes em cada sub-comitê gestor (um para cada PPG). As ações específicas já foram razoavelmente delineadas na elaboração da proposta, porém ainda são necessárias definições particulares quanto aos beneficiários dos apoios ou projetos pesquisa específicos dentre das linhas e grandes projetos de cada tema. Assim, cada sub-comitê gestor de tema deverá propor critérios de seleção para os editais internos de seleção de beneficiários, baseado nas diretrizes do Comitê Gestor geral do projeto da UFES. Esses critérios deverão ser avaliados Comitê Gestor geral do projeto da UFES e deverão ser baseados em excelência acadêmica e aderência da atuação do beneficiário ao planejamento estratégico do PPG e ao Projeto Institucional. Caberá o Comitê Gestor geral do projeto da UFES a aprovação da lista ações específicas e beneficiários. A operacionalização do Projeto Institucional de Internacionalização será executada pela PRPPG e SRI. A PRPPG operacionalizará os aspectos relacionados a concessão e gestão de bolsas e auxílios, normas acadêmicas, cotutela, duplo-diploma, afastamentos e demais atividades acadêmicas ligadas aos aspectos acadêmicos dos PPGs envolvidos. A SRI ficará responsável pelos aspectos ligados a convênios e acordos de cooperação (Coordenação de Acordos de Cooperação), acolhimento de docentes e discentes (Coordenação de Mobilidade para a UFES), reuniões/cursos preparatórios para mobilidade e apoio durante a mobilidade (Coordenação de Mobilidade para o Exterior) e preparação linguística/proficiência (Coordenação de Línguas) e demais atividades de apoio à internacionalização.

Política de acompanhamento e avaliação interna das metas e da execução do Projeto Institucional de Internacionalização

O Grupo Gestor do Projeto Institucional acompanhará as metas e indicadores numéricos previstos no Projeto Institucional, analisando o número de discentes e docentes em mobilidade, número de acordos de cooperação e publicações originalmente previstos e sua evolução ao longo do tempo. No início de cada ano, o subcomitê gestor de cada tema deverá indicar o orçamento detalhado, as ações a serem implementas e beneficiários das ações, com a devida justificativa, incluindo uma análise crítica de seu alinhamento com planejamento estratégico do PPG e Projeto Institucional da UFES, bem como o impacto na internacionalização da instituição. Semestralmente, o sub-comitê gestor de cada tema deverá encaminhar ao Grupo Gestor do Projeto Institucional, relatórios financeiros e  relatórios técnicos parciais, para que o progresso e efetividade das atividades prováveis correções podem ser efetivadas. Além disso, conforme previsto no edital, o Grupo Gestor do Projeto Institucional deverá à Capes, após aprovação pela Comissão Permanente de Política de Internacionalização (órgão delegado pelo Conselho Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição), a título de prestação de contas: a) relatórios financeiros anuais; b) relatórios técnicos parciais (bianuais); c) relatório técnico final. 

Política de conciliação de programas nacionais de fomento apoiados pela Capes ao esforço de internacionalização

Os PPGs contemplados no Programa PrInt não participarão das cotas institucionais nos editais de bancada da CAPES, como PDSE, por exemplo. Uma vez que os recursos recebidos no âmbito do CAPES PrInt são suficientes para atender as ações ligadas aos planos estratégicos de internacionalização, tais PPGs não serão priorizados para recebimentos de recursos institucionais de internacionalização no período. Por outro lado, para PPGs com nota 5 que estejam comprometidos com a obtenção do conceito 6, haverá apoio institucional para a participação de editais externos em áreas e esforços não diretamente ligados à internacionalização, mantendo alinhamento com seu Planejamento Estratégico Institucional 2015-2019, que prevê a meta institucional de ter PPGs com nota 6 na próxima avaliação, traçando ações estratégicas, políticas e projetos específicos para garantir a excelência desses PPGs.

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