Early Child Development

Início do Projeto: 01/08/2018

Término do Projeto: 31/07/2022

Descrição do Projeto
Melhorar as chances de vida das crianças tem sido uma meta prioritária para muitos governos em todo o mundo, com uma infinidade de políticas sociais. Em termos das agências internacionais, a primeira infância aparece, por exemplo, nos documentos da Organização Mundial da Saúde e do Banco Mundial, desde o Saúde para todos no ano 2000 até os Objetivos do desenvolvimento sustentável. O grau em que essas políticas mudam ou melhoram as chances de vida das crianças (incluindo aquelas consideradas e situação de vulnerabilidade), é objeto de pesquisa e avaliação significativas. As evidências apoiam a afirmação de que crianças desde o nascimento até os 5 anos de idade, que são saudáveis, tem maior probabilidade de serem adultos saudáveis (Rossin-Slater, 2015). Programas como a imunização universal, cuidados e educação na primeira infância baseados em centros de alta qualidade, programas nutricionais para mulheres, bebês e crianças são todos benéficos. O projeto terá uma perspectiva ampla para a saúde pública e usará uma abordagem holística para a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Essa pesquisa envolve 4 países: Brasil, África do Sul, Reino Unido e Cuba. Brasil e África do Sul países de economia periférica, não alcançaram o mesmo padrão de proteção social ou o mesmo progresso econômico observado no centro da economia capitalista, caso do Reino Unido. É necessário levar isso em conta, dada a inserção periférica e dependente do Brasil e da África do Sul no sistema capitalista global. A questão norteadora do projeto é: Como os aspectos socioeconômico, cultural, histórico e político impactam as chances de vida de crianças nos 4 países?

Os objetivos do projeto são:
1. Compreender a formacão sócio-econômica em cada um dos 4 países participantes no estudo;

2. Definir os termos centrais utilizados no projeto (vulnerabilidade, chances de vida, impacto e família), visando uniformizar a compreensão sobre usos diferenciados de termos iguais;

3. Compreender a relação entre Estado-Sociedade, e como esta conforma as políticas sociais implantadas por cada um dos países;

4. Mapear e explorar a formação de profissionais e dos serviços de saúde envolvidos neste campo. O projeto é um consórcio de 4 parceiros (University of Western Cape, South Africa; UFES, Brazil, University of Havana, Cuba and Coventry, UK), examinando a vida de crianças em cada país.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.