Estratégias

Estratégias para consolidação de parcerias internacionais existentes, bem como a construção de novas parcerias e projetos de cooperação para aumento da interação entre a instituição brasileira e grupos de pesquisa no exterior 

Consolidação de parcerias e redes internacionais existentes e construção de novas parcerias e projetos de cooperação em pesquisa, ensino e extensão, foram definidos como objetivos estratégicos dentro do Plano institucional de internacionalização. Desde 2014, a UFES lança editais internos com recursos próprios para financiar iniciativas de internacionalização, ligadas a missões no exterior por pesquisadores da instituição, visita de docentes estrangeiros à UFES visando o consolidação de parcerias internacionais existentes, bem como a construção de novas parcerias e o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto ou cotutela. Adicionalmente, grande esforço tem sido feito para prospectar e divulgar fontes de financiamento. Notadamente, o último edital previu a obrigatoriedade dos pesquisadores envolvidos submeterem uma proposta de projeto conjunto para uma agência internacional de financiamento (Newton Fund, Horizon 2020 e outros). Além disso, a SRI, em parceria com a PRPP, vem levantando parcerias e redes internacionais existentes fornecendo suporte aos acadêmicos para elaboração, tramitação interna e envio de acordos de cooperação internacional. Também no âmbito das parcerias já existentes, grande esforço tem sido feito no sentido de promover a cotutela de estudantes de pós-graduação com parceiros internacionais. Além da constante prospecção de novas oportunidades de colaboração internacional, por meio de visitas institucionais e eventos científicos de internacionalização, tem sido feito um levantamento novas oportunidades de colaboração dentro das parcerias e redes consolidadas. Foi definida como estratégia institucional a capacitação os pesquisadores em mobilidade prospecção de novas oportunidades de colaboração internacional, com um conhecimento mais amplo das atitudes internacionais da UFES. A proposta é complementar as ações da SRI e fazer com que cada docente seja um representante institucional, e não apenas pessoal ou de um único programa. Temos um grande número de pesquisadores com projetos em universidades no exterior que teriam potencial para agregar outros grupos ou produtos desenvolvidos na UFES.

 

Estratégias para atração de discentes estrangeiros para o Brasil

Foram delineadas 3 estratégias principais para esta finalidade: Aumentar a visibilidade internacional da UFES 1. Traduzir sites dos programas de pós-graduação para inglês (finalizada em 2017) e espanhol (iniciada em 2018); 2. Elaborar material de divulgação da UFES – vídeo, folders e Manual do Pesquisador e Estudante internacional; 3. Apresentar e divulgar da UFES em eventos internacionais por meio da SRI; 4. Fornecer continuamente informações para os rankings internacionais, no sentido de melhorar a posição/visibilidade e divulgar a UFES em redes sociais acadêmicas (LinkedIn, ResearchGate e outros) como destino para discentes estrangeiros 5. Divulgar os programas de acolhimento de estudantes estrangeiros por meio do meio dos sítios eletrônicos, material de divulgação e instrumentos como o guia EMI da Faubai/British Council. 6. Criar e divulgar um banco de disciplinas oferecidas em inglês e em outros idiomas diferentes do português. 7. Promover a oferta de vagas em número expressivo no PAEC-OEA para popularizar a UFES como destino acadêmico. Promoção da internacionalização do currículo 1. Promover a oferta de disciplinas prioritariamente em inglês e em outros idiomas diferentes do português nos programas de pós-graduação; 2. incentivar a oferta de disciplinas em colaboração com instituições estrangeiras (como o COIL - Collaborative Online International Learning); 3. Promover a dupla diplomação e a cotutela com parceiros de excelência no exterior; 4. Traduzir programas de disciplinas e ementas para o inglês; 5. Promover a inserção de disciplinas em instituições parceiras internacionais; 6. Oferecer atendimento ao público estrangeiro em outros idiomas, bem como propiciar vivências em cursos e atividades de/em português ou de Português como Língua Estrangeira (PLE). Acolhimento e acompanhamento discentes estrangeiros 1. Apoiar linguisticamente os estrangeiros por meio de cursos e ações de Português como Língua Estrangeira (PLE) antes da chegada e durante sua estadia; 2. Implementar em todos os campi o programa de apoio e integração dos estrangeiros “Anjos da UFES” e programas de auxílio instalação e suporte aos estudantes estrangeiros; 3. Acolher e acompanhar discentes estrangeiros por uma equipe exclusiva de apoio da Coordenação de Mobilidade para a UFES (SRI); 4. Desenvolver um banco de dados com informações da atuação de docentes/pesquisadores e discentes estrangeiros que estiveram na UFES para registro e socialização de atividades de internacionalização

 

Estratégias para Atração de docentes e pesquisadores com experiência internacional para período de atividades no Brasil

Foram delineadas estratégias em 2 frentes principais para esta finalidade: Aumentar a visibilidade internacional da UFES 1. Traduzir sítios dos programas de pós-graduação para inglês (finalizada em 2017) e espanhol (iniciada em 2018); 2. Elaborar material de divulgação da UFES – vídeo, folders e Manual do Pesquisador e Estudante internacional; 3. Apresentar e divulgar a UFES em eventos internacionais por meio da SRI; 4. Fornecer continuamente informações para os rankings internacionais, no sentido de melhorar a posição/visibilidade e divulgar a UFES em redes sociais acadêmicas (LinkedIn, ResearchGate e outros) como destino para discentes estrangeiros; 5. Divulgar os programas de acolhimento de estudantes estrangeiros por meio do dos sitios eletrônicos, material de divulgação e instrumentos como o guia EMI da Faubai/British Council; 6. Capacitar pesquisadores com interesse em mobilidade; 7. Capacitar pesquisadores em mobilidade sobre prospecção de novas oportunidades de colaboração internacional enfatizando sua postura como um embaixador da instituição. Mecanismos de financiamento com recursos próprios ou externos 1. Os programas de Pós-Graduação da UFES submetem anualmente propostas para recepção de professores visitantes com base em seus planos estratégicos de melhoria dos cursos. Com base nas solicitações, a Câmara de Pós-Graduação elabora anualmente a lista de alocação de vagas para professores visitantes na Instituição. São 12 vagas, atualmente, com prazo de permanência de até 4 anos para pesquisadores visitantes estrangeiros e 2 anos para pesquisadores visitantes brasileiros. Desde 2015, a Câmara de Pós-Graduação prioriza os pedidos de vagas para professores estrangeiros. 2. Neste momento, tramita nos conselhos superiores da instituição uma proposta de resolução para transformar parte das vagas alocadas à professores visitantes em vagas de professores visitantes estrangeiros de curta duração. Desta forma, as 12 vagas atualmente alocadas seriam dividas em 2 partes: (i) visitas de curta duração, com o prazo de 3 meses a 1 ano e (ii) contratação de longo período, com prazo de permanência de até 4 anos para pesquisadores visitantes estrangeiros. 3. Além destas ações, faz parte da estratégia institucional a divulgação dos editais de contratação de professores visitantes ou pós-doutorandos em outros países, por meio associações científicas ou sítios de divulgação científica como ResearchGate, por exemplo. 

 

Estratégias para Preparação do docente/discente tanto para o período no exterior quanto para seu retorno, especialmente de forma a ampliar a apropriação pela instituição

A preparação dos docentes/discentes antes e após o período no exterior foi definida como um dos objetivos estratégicos do Plano Institucional de Internacionalização. Visando a melhor preparação para atividades no exterior, a SRI constituiu uma equipe exclusiva para preparação do docente/discente tanto para o período no exterior quanto para seu retorno (Coordenação de Mobilidade para o Exterior), que promove reuniões semestrais para divulgação, orientação, acompanhamento e apoio: 1. Palestras informativas são realizadas para divulgação dos acordos existentes entre parceiros institucionais com presença de discentes e docentes beneficiados pelos programas institucionais para apresentar a instituição e compartilhar suas experiências onde estiveram. Nessa ocasião, informações de ações necessárias no ambiente UFES, tais como o trancamento de matrícula pelo discente ou aprovação do departamento no caso de docente, são temas da reunião. Informações das instituições estrangeiras, como o requisito quanto ao nível de proficiência em línguas, período de estadia, calendário acadêmico também são apresentados. Dúvidas gerais e frequentes são esclarecidas na ocasião, por exemplo, como escolher o destino e local para moradia, tipo de visto a ser tirado, vacinas exigidas e custo de vida. 2. Palestras de orientação são realizadas para aqueles já aceitos para atividades no exterior. Estas palestras são mais específicas por universidade de destino, programa (BRAFITEC, SANTADER e PDSE, por exemplo), países ou por região, pois abordam questões direcionadas ao ambiente onde a estadia se dará. Informações e responsabilidades acadêmicas antes da ida para o exterior, por exemplo, trancamento de matrícula, bem como após o retorno são enfatizadas nesta reunião. Também são informados contatos específicos em cada universidade de destino. Os horários e método do serviço de apoio psicossocial são apresentados, pois este é oferecido a distância. 3. Palestras de acolhida são realizadas quando do retorno. Nelas há o relato dos aprendizados e vivências sociais, bem como sugestões de melhoria ou atenção às coordenações de mobilidade e de acordos. Dependendo do programa de mobilidade, essas palestras podem configurar-se como seminários, jornadas, cursos ou atividades específicas. O principal objetivo dessas palestras é o registro, a apropriação e a divulgação do que foi desenvolvido durante a estadia no exterior.

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