Objetivo Geral

A UFES é a principal IES do Espírito Santo, sendo responsável por 101 cursos de graduação e 60 programas de Pós-Graduação (76% dos programas de pós-graduação do Estado do Espírito Santo e por 90% dos cursos de doutorado). A instituição possui 1552 docentes e 25.213 estudantes matriculados — 19.939 de graduação e 5.274 de pós-graduação. A UFES é uma das 21 IES brasileiras que possui mais de 50 PPGs, contando com 60 PPGs. Desses 5 são em associação com outras instituições. O número atual de PPGs é fruto da expansão e consolidação da pós-graduação nos últimos anos. Nos últimos dez anos, o número de cursos de mestrado na UFES passou de 30 para 60 (crescimento de 100%), e os de doutorado de 8 para 27 (crescimento de 238 %). Anualmente, são abertas nestes cursos cerca de 1.200 vagas para novos alunos em cursos de mestrado e doutorado. Em 2012, a UFES iniciou um programa de melhoria da Pós-Graduação chamado PROPOS, que tem como objetivo o incremento da qualidade dos cursos de pós-graduação, aferida pelo conceito CAPES dos PPGs.

A ideia central do programa é a implantação de planejamento estratégico de cada PPG, estabelecendo metas de desempenho que levem em consideração os critérios de cada uma das 49 áreas de avaliação da CAPES e recomendações descritas nas fichas de avaliação da DAV. Para se atingir tais metas, os programas devem estabelecer ações estratégicas na área acadêmica, captação de recursos, revisão de currículos e incentivos à produção científica e tecnológica. Importante ressaltar que os investimentos institucionais e a captação de recursos nos editais institucionais, como no CT-INFRA/FINEP e CAPES-PROEQUIPAMENTOS, está associada à previsão de ações e metas no PROPOS. Como resultado das ações estratégicas, houve significativa melhoria de qualidade dos PPGs da instituição. Em 2010, a UFES possuía 13 cursos de doutorado, sendo apenas 3 com conceito CAPES igual a 5 (0,5% dos PPGs com essa nota). Em 2013, a UFES passou a ter 18 cursos de doutorado, sendo 7 com conceito CAPES igual a 5 (1,2% dos PPGs com essa nota). Na última avaliação, em 2017, a UFES já apresentou 27 cursos de doutorado, sendo 13 com conceito CAPES igual a 5 (1,7% dos PPGs com essa nota). Além destes, a UFES possui mais 2 cursos em associação com outras instituições, que possuem conceito 5. Ou seja, o crescimento dos PPGs com nota 5 vem aumentando percentualmente ao longo dos últimos 3 ciclos avaliativos. O desempenho da UFES na Quadrienal 2017 indicou crescimento da produção científica, do número de estudantes titulados e matriculados. Em 2017, a UFES atingiu o marco de 1000 publicações indexadas na base SCOPUS por ano. De acordo com o SCOPUS (SCIMAGO Institutions Rankings), a UFES agora está entre as Top 50 Universidades Latino-americanas em pesquisa, considerando critérios como número de publicações, colaboração internacional, impacto, qualidade dos veículos, excelência e liderança científica. Apesar do rápido crescimento e melhoria de qualidade, o Estado do Espírito Santo ainda não possui Programas de Pós-Graduação com conceito 6 e 7 na avaliação da CAPES. Esse é um desafio que precisa ser vencido. A UFES vem trabalhando nesta direção.

Em articulação com a Fundação Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), iniciamos um processo de apoio técnico e financeiro aos PPGs para alcance da excelência. Enquanto a FAPES lança um edital de 17,5 milhões de reais chamado PROPEX (Plano para Programas de Pós-Graduação de Excelência), especificamente destinado a apoiar PPGs que atualmente possuem nota 5 em seus planos estratégicos para chegar ao conceito 6, a UFES prioriza esforços de internacionalização neste mesmo sentido. É importante ressaltar que excelência e internacionalização não são diretamente equivalentes, porém os planos estratégicos para busca de excelência dos PPGs estão fortemente ligados às atividades de internacionalização. Todos os PPGs envolvidos nesta proposta elaboram seus planos para melhoria de conceito com a visão de que a internacionalização é um instrumento de apoio na busca da excelência e ao mesmo tempo uma rota necessária para tal, passando pela qualificação da produção intelectual, atração de estudantes de diversas partes do país e do mundo, mobilidade de pesquisadores e estudantes, colaborações com universidades estrangeiras, para ministrar disciplinas formativas, dupla titulação, compartilhamento de projetos e publicações.

Neste contexto, os PPGs participantes aprovaram em seus colegiados o compromisso de alinhamento dos critérios de credenciamento de docentes, políticas acadêmicas e estratégias de ação e financiamento às diretrizes previstas pelas áreas de avaliação da CAPES para programas com conceito 6 na avaliação da CAPES. Com objetivo de selecionar os temas prioritários de pesquisa para internacionalização, a UFES reuniu um painel de especialistas formado por pesquisadores seniores com reconhecido nível de internacionalização e membros das equipes acadêmicas de formulação/gestão das políticas institucionais de internacionalização (SRI) e pesquisa e pós-graduação (PRPPG).

Os critérios de seleção foram baseados em 02 aspectos: (i) excelência acadêmica e (ii) vocação para internacionalização. No quesito relacionado à excelência acadêmica, o painel de seleção se focou nos programas com melhor conceito CAPES da instituição e em melhores condições para atingir o conceito 6. O comprometimento formal dos colegiados em seus planos estratégicos também foi considerado. Entre estes grupos, o painel de especialistas procurou evidências prévias de comprometimento, experiência e vocação para internacionalização. Com base nestes fundamentos, foram adotadas 3 diretrizes principais: Quais os problemas mais relevantes enfrentados mundialmente, que são partilhados por diversos países, inclusive o Brasil? Articular adequadamente oportunidades com pontos fortes de pesquisa da instituição. Pesquisadores de diversos países investigando problemas semelhantes. Com o estabelecimento dos pontos fortes e vocações, nos aspectos fundamentais e em pesquisa aplicada, o painel de especialistas identificou um grande tema comum entre vários grupos de pesquisa de relevância e nas iniciativas de internacionalização institucionais.

Apesar desta relação não intencional entre os temas, em uma primeira análise, tornou-se claro que as atividades de pesquisa propostas eram motivadas por necessidades concretas da sociedade no tempo presente. Mundialmente, as cidades enfrentam grandes desafios resultantes do crescimento populacional, migração, desigualdades de desenvolvimento e stress ambiental. Estes problemas aumentam as pressões sobre as estruturas sociais e físicas de ambientes urbanos, incluindo saúde, serviços sociais, educação governança, ecologia urbana, transporte, água, tratamento de efluentes, comunicação, energia e outros serviços.

Assim, a UFES identificou “Urban Environment for Today and Tomorrow” como seu grande desafio de pesquisa ligado à internacionalização, sendo composto por 03 subtemas unificadores, que incorporam os aspectos humanos e tecnológicos do problema: 

  • Tecnologia: Este tema envolve os aspectos tecnológicos que são importantes quando se considera as necessidades dos seres humanos em termos de qualidade de vida e meio ambiente, onde vivemos e viveremos nos próximos anos. Tópicos como transportes, qualidade e uso de energia (energia solar/eólica, carros elétricos e autônomos, etc), qualidade do ar, comida e água, interações homem-robô (diariamente ouvimos sobre o crescente número de serviços robóticos ou aparatos que podem ser usados para ajudar pessoas com necessidades especiais, por exemplo), são tópicos extremamente atuais em nível nacional e internacional.
  • Saúde urbana: O crescimento exponencial da população urbana acarreta um profundo efeito na saúde global. A mudança no estilo de vida causada pela urbanização traz consigo desafios ligados à saúde, tais como água, alimentos, poluição, violência e riscos associados a surtos de doenças infecciosas. Fatores humanos como a densidade populacional, migrações, comércio, saneamento e acesso à água podem promover a transmissão de patógenos e alterar as dinâmicas dos principais vetores; enquanto fatores sociais, como situação socioeconômica, etnia, habitação e educação afetam substancialmente a epidemiologia das doenças infeciosas. Neste contexto, doenças infeciosas representam um tópico bastante importante, mundialmente, na gestão da saúde em ambientes urbanos, incluindo os problemas ainda existentes de infecções HIV e tuberculose, ou os novos desafios ligados aos arbovírus (por exemplo, zika, denge, chikungunya, e outros).
  • Questão Social – Desafios contemporâneos às políticas públicas: A análise e avaliação de Politicas Públicas relacionadas a aspectos sociais têm se consolidado como temas acadêmicos de interesse internacional em diferentes ramos das ciências (sociais, humanas e da saúde), sendo propostas estratégias para enfrentar as expressões da questão social em cada país. As expressões da questão social enfrentadas pelos diversos países são similares, porém com magnitude diferente em cada país. Neste contexto, esta proposta tem seu foco nas políticas de educação, saúde e assistência social, cujos desafios de formulação e implementação são comuns à comunidade cientifica internacional. Este tema tem como objetivo central formular alternativas inovadoras que promovam condições para a melhoria da qualidade de vida humana, apoiadas no conhecimento científico e sustentada por um diálogo com parceiros internacionais.

Os objetivos principais da UFES com este projeto são: (i) estabelecer uma rede de parcerias de universidades de perfis similares, com intensa atividade de pesquisa nos temas selecionados, (ii) dupla titulação e programas conjuntos, (iii) reconhecimento mutuo e validação de cursos, (iv) laboratórios conjuntos, (v) projetos de pesquisa em colaboração, (vi) publicações conjuntas, (vii) incremento de disciplinas, seminários e workshops em inglês. 

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