Professores da Ufes, dos EUA e do Reino Unido lançam livro em conjunto nesta segunda, 24

O livro Capitalismo, austeridade e saúde pública no Brasil - perspectivas da economia política, organizado por pesquisadores da Ufes, dos Estados Unidos e do Reino Unido, será lançado nesta segunda-feira, 24, às 13 horas, no auditório do prédio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes (PPGSC), no campus de Maruípe. O evento é aberto ao público.

A obra foi produzida por meio de uma colaboração internacional entre os professores Carlos Eduardo Siqueira, da Universidade de Massachusetts Boston, nos Estados Unidos; Jonathan Filippon, da Queen Mary & University of London, do Reino Unido; e Francis Sodré e Maria Angélica Andrade, do PPGSC-Ufes.

O livro apresenta uma abordagem crítica sobre a economia política do capitalismo e suas implicações no sistema de saúde brasileiro. “Analisamos os sistemas de saúde afetados pelo período econômico de austeridade, que gerou um impacto de retração dos sistemas de saúde universais em vários locais do mundo”, detalha Sodré, que coordena o projeto de pesquisa A nova gestão pública e a privatização de sistemas públicos de saúde no Brasil e na Inglaterra.

A publicação é fruto das atividades do Programa Institucional de Internacionalização da Ufes (PrInt-Ufes), com financiamento da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que fomenta a produção de eventos, conferências e pesquisas com a parceria de universidades estrangeiras.

A colaboração do PPGSC-Ufes com os dois autores estrangeiros possibilitou a oferta de uma disciplina optativa baseada na temática do livro e ministrada presencialmente pelos quatro autores. Além disso, também será ministrada por eles a optativa Saúde Global, no período de 24 a 28 de abril, das 13 às 17 horas, aberta para outros programas de pós-graduação. Os interessados podem solicitar a matrícula através do e-mail ppgsc.ufes [at] gmail.com.

Publicado em 20 de Abril de 2023.

Texto: Ghenis Carlos Silva
Edição: Lidia Neves e Thereza Marinho