Pesquisadores da Ufes estão entre os cem mil cientistas de destaque mundial

Na atualização anual dos cem mil cientistas mais destacados do mundo, levantamento realizado pela Universidade de Stanford (EUA), estão nove pesquisadores da Ufes. A seleção é feita a partir do número das produções e citações dos trabalhos dos cientistas na base de dados Scopus (da Editora Multinacional Elsevier). A classificação é feita em duas modalidades: uma delas considera toda a carreira do pesquisador, a partir de 1994, e a outra o ano civil em que é feito o levantamento (nesse caso, 2021). Os cálculos foram realizados usando todos os perfis de autor do Scopus em 1º de setembro de 2022.

Os professores selecionados na categoria “ano 2021” são: Arnaldo Leal Júnior (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica), Renato Krohling (PPG em Informática), Winfried Zimdahl (PPGCosmo - Cosmologia e Gravitação), Anselmo Frizera (PPG em Engenharia Elétrica), André Renato Amaral (PPG em Informática), Camilo Diaz (PPG em Engenharia Elétrica), Maria José Pontes (PPG em Engenharia Elétrica) e Celso Azevedo (PPG em Biologia Animal). Na categoria “carreira”, foram selecionados: Winfried Zimdahl, Renato Krohling e Marcos Freitas (PPG em Química).

“Com esse resultado, estamos colhendo os frutos de um trabalho intensivo de incentivo à pós-graduação e à pesquisa na nossa Universidade nos últimos dez anos. Os artigos publicados nesse período vêm sendo lidos e citados, aumentando o reconhecimento dos nossos pesquisadores”, afirma o secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite.

Leite lembra que, de 2019 para cá, quando essa métrica foi criada, o quantitativo de cientistas da Ufes citados pela Universidade de Stanford vem aumentando a cada avaliação. Se no primeiro ano apenas dois pesquisadores da Ufes estavam entre os cem mil renomados mundialmente, em 2020 o número dobrou nas duas categorias.

Em 2021, novamente, a quantidade de citados no ano foi multiplicada por dois e, na categoria carreira, houve o acréscimo de mais um professor da Ufes. Os números se mantiveram neste ano, mostrando a consolidação de um trabalho de apoio à produção de ciência.

“Tudo isso é resultado da combinação do esforço pessoal dos pesquisadores e investimento institucional em pesquisa e pós-graduação via PRPPG”, afirma Leite, referindo-se à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Publicado em 03.11.2022

Texto: Sueli de Freitas