Palestra internacional debate a reconstrução da economia brasileira nesta terça, 28

Convite para a palestra

O programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Ufes organiza, em parceria com a Lignan University, de Hong Kong, a série de palestras "Construindo paradigmas alternativos no Brasil", realizada de forma virtual. Nesta terça-feira, 28, ocorre o segundo debate da série, sobre A economia brasileira no cenário internacional e a necessidade de reconstrução, por meio de videoconferência, às 10 horas (horário de Brasília).

Participam da palestra os professores Paulo Nakatani e Rogério Faleiros, ambos do PPGPS-Ufes, e a professora Rosa Maria Marques, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O evento é aberto ao público em geral, que pode se inscrever gratuitamente por meio deste link.

O professor Rogério Faleiros explica os assuntos que serão abordados: "O professor Nakatani falará sobre a estrutura da dívida brasileira, mostrando como o pagamento de juros elevados – e o Brasil tem um dos maiores juros do mundo – constrange o investimento da economia brasileira, tanto no setor produtivo quanto nas políticas públicas. Eu vou abordar a questão histórica de como o Bolsonaro chegou ao poder, da tragédia que significou aquele governo do ponto de vista ambiental e social, e relacionar também com a forma como o governo tratou a pandemia. Já a professora Rosa Marques vai tratar das perspectivas e desafios do governo Lula, que ora se inicia", detalha. A moderação será feita pela professora Sit Tsui Jade Margaret, da Southwest University, da China.

Alternativas

A coordenadora do PPGPS-Ufes, professora Maria Lúcia Garcia, afirma que "a série de palestras trata de temas diversos sobre o Brasil, pensando na construção de alternativas”. Será realizado um evento por mês, durante um ano. Cada palestra tem duração aproximada de duas horas e, ao final das falas dos palestrantes, é possível realizar perguntas. As ações fazem parte do Programa de Internacionalização Capes-Print.

A terceira palestra dessa série será em 21 de março e contará com a participação da professora Renata Moreira, do Departamento de Economia da Ufes, e da doutoranda do PPGPS Maísa Prates, que está em doutorado-sanduíche na Lingnan University por 12 meses, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Todos os eventos têm tradução e interpretação simultânea para o português, o inglês e o chinês.

O PPGPS-Ufes e a Lignan University participam do planejamento de alguns dos seminários realizados no âmbito da Global University for Sustainability (Global-U), iniciativa internacional para práticas alternativas de produção, disseminação e uso do conhecimento, que tornem possíveis diferentes modos de relações entre as pessoas e com o meio ambiente. O evento integra o Diálogo Sul-Sul sobre Sustentabilidade 2022-2023, da Global-U.

Também apoiam a organização o Institute for Rural Revitalization Strategy (Instituto de Estratégia de Revitalização Rural), da Southwest University, e o Asian Regional Exchange for New Alternatives (Intercâmbio Regional Asiático de Novas Alternativas).

Texto: Lidia Neves

Publicado em 27 de Fevereiro de 2023