Comunicados encaminhados aos bolsistas CAPES que estão no exterior ou com viagem agendada

Mensagem recebia via Linha Direta em 18.03.2020

Com o objetivo de dar ciência a esta pró-reitoria no tocante às orientações e medidas adotadas pela Capes para a pandemia do Covid-19, repassamos abaixo os comunicados que foram encaminhados aos bolsistas da Capes que encontram-se no exterior, bem como os bolsistas novos que ainda não realizaram sua viagem.

1 ) Mensagem encaminhada a todos os bolsistas que estão no exterior com bolsa ativa (com pagamentos):

“Prezado(a) bolsista,

A)Caso  a sua instituição tenha suspendido as atividades e haja interesse pessoal de retorno antecipado em virtude da pandemia do Covid-19 , fica  autorizado o retorno antecipado com ônus para a CAPES. A bolsa, entretanto, será interrompida.

B)Caso o bolsista  deseje fazer um retorno antecipado e,  após a normalização da pandemia COVID-19, retornar ao país estrangeiro, fica o bolsista autorizado a retornar ao Brasil com ônus para a CAPES e nesse caso a bolsa será SUSPENSA durante a sua permanência no Brasil. Quando do seu retorno para o exterior, após a normalização das atividades nas instituições no exterior, os custos com deslocamento ( retorno ao país de estudo e posterior retorno ao Brasil) e seguro-saúde serão custeados pelo bolsista, sendo que a CAPES manterá o pagamento das mensalidades pelo período restante da concessão.

Solicitamos que o  bolsista  entre em contato com seu técnico na Capes, via Linha Direta e mencione a sua decisão no assunto da mensagem “Atividades suspensas COVID – 19”.

Caso você já esteja em contato com o técnico providenciando seu retorno antecipado ao Brasil, pedimos desconsiderar essa mensagem.

Atenciosamente,”

2) Mensagem encaminhada para os bolsistas com término de vigência em Março/2020:

“Prezado(a) bolsista,

Tendo em vista a pandemia de Covid-19 e o término da concessão Março/2020, caso esteja em país que a fronteira foi fechada e esteja impossibilitado de retornar ao Brasil:

- A  Bolsa será Prorrogada  com ônus para a CAPES (até 60 dias).

- Entre em contato com a Capes, via Linha Direta, para que possamos providenciar a prorrogação de sua permanência no exterior por até 60 dias, com ônus para a Capes (mensalidades e seguro-saúde) e mencione no assunto da mensagem “Fronteira/aeroporto fechados COVID – 19 – Fim de bolsa Março”.

Para isso, solicitamos que  encaminhe os seguintes documentos:

- Notificação de fechamento da fronteira/aeroportos (decreto, noticia ou comunicado oficial);

- Notificação de fechamento da instituição estrangeira;

- Informação sobre validade do visto de estudante, ou seja, se ele estará válido por mais 60 dias.

Aguardamos envio dos documentos para as providências necessárias.

Atenciosamente,”

3) Mensagem encaminhada para todos os bolsista, exceto para aqueles com término de vigência  em março/2020 – Item 2):

“Prezado(a) bolsista,

Se você se encontra em país que a fronteira foi fechada devido a pandemia de Covid-19, impossibilitando-o de retornar ao Brasil , informamos que:

- O pagamento da bolsa será mantido até a normalização desta situação.

Encaminhar os seguintes documentos:

- Notificação de fechamento da instituição estrangeira;

Roga-se igualmente que comunique a Capes a reabertura da fronteira/aeroporto, quando tal fato ocorrer.

Entre em contato com seu técnico na Capes, via Linha Direta, e mencione no assunto da mensagem “Fronteira/aeroporto fechados COVID – 19”.

Atenciosamente,”

4) Mensagem encaminhada para os bolsistas que ainda não viajaram – Bolsistas Novos

“Prezado(a) bolsista,

Tendo em vista que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), a DRI informa:

- As concessões de bolsas de estudos para o exterior estão temporariamente suspensas, até que esteja regularizado o funcionamento das instituições de ensino e pesquisa no exterior e no Brasil, bem como os aeroportos internacionais.

-  Os Termos de Outorga e as cartas de concessão dos bolsistas que ainda não viajaram serão reemitidos após a normalização dessa situação.

- A DRI solicita que os bolsistas somente realizem a viagem após o recebimento dos novos Termos e cartas de concessão.

Pedimos que entre em contato com seu técnico na Capes, via Linha Direta e mencione no assunto da mensagem “Viagem não realizada – COVID-19”.

Adicionalmente estamos informando aos bolsistas que estão optando por permanecer no exterior mesmo com a instituição de estudos fechada e tendo condições de retornar ao Brasil (sem fechamento de fronteira ou aeroporto), que o pagamento das mensalidades será mantido.

Porém, não será concedido pagamento de mensalidades adicionais após o término da concessão.

Atenciosamente,